Categoria: Uncategorized

Tatuadores reclamam direito autoral em tatuagens de personagens em jogos eletrônicos

Um caso de direito autoral que vale prestar atenção, ainda mais com o crescimento do metaverso. Atletas e outras celebridades podem ceder suas imagens para serem representadas em games, mas não são donos dos desenhos que enfeitam sua peles. A propriedade intelectual dos desenhos é do tatuador e, somente ele pode autorizar que elas sejam…

Leia o artigo completo

Cuidado com o plágio!

A lei e a jurisprudência reconhecem a existência de dano moral no caso de uso indevido da marca, uma vez que a própria violação do direito revela-se capaz de gerar lesão à atividade empresarial do titular, como, por exemplo, no desvio de clientela e na confusão entre as empresas. A Vult possui registro junto ao…

Leia o artigo completo

Flamengo reforça posição no combate à pirataria e assume postura rígida na defesa da marca

O Clube de Futebol Flamengo, entrou com processos e causou o fechamento de uma lanchonete e de uma loja de roupas administradas por torcedores do clube, por uso indevido de marca. A ação faz parte de uma lista de prioridades do clube, que envolve o combate à pirataria e a defesa da marca. Outras várias pequenas empresas…

Leia o artigo completo

Câmara aprova adesão do Brasil ao registro internacional de desenhos industriais

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 29 de Agosto a adesão do Brasil ao Ato de Genebra do Acordo de Haia, sobre o Registro Internacional de Desenhos Industriais (Projeto de Decreto Legislativo 274/22). A proposta segue para análise do Senado. -O que isso significa?Com um único registro, empresários brasileiros poderão estender suas proteções de…

Leia o artigo completo

Lanchonete de São Paulo inspirada em Star Wars é obrigada a mudar de nome

A Jedi’s Burguer, lanchonete temática da Zona Sul de São Paulo inspirada em Star Wars, anunciou nesta terça-feira (5), em sua página no Facebook, que terá que abandonar as referências à franquia da Disney e mudar de nome. Rebatizado como Jeti’s, o espaço apostará agora em “temas espaciais neutros”. “Recebemos uma notificação judicial da Lucasfilm…

Leia o artigo completo

Duas marcas com o mesmo nome?

Afinal, pode existir duas marcas com o mesmo nome? Segundo a Lei da Propriedade Industrial, n.º 9.279/96, é permitido que existam duas marcas de mesmo nome, contanto que os segmentos de atividades sejam distintos. Isto ocorre devido ao Princípio da Especialidade/Especificidade, que determina que o registro da marca é limitado ao âmbito de atividade ao…

Leia o artigo completo